@SwanseaCity_BR

@SwanseaCity_BR

sábado, 29 de março de 2014

Análise: O Meio-campo em ''Diamante'' de Monk

Postado Por: André Andrade  |  Em:

                                                

Não é muito comum para qualquer torcedor, após a divulgação da escalação não saber em qual sistema tático o time jogará, quem atuará em tal posição, etc... Muito menos para os torcedores do Swansea, que desde que Roberto Martinez foi técnico da equipe, o clube joga em um 4-2-3-1 ,sistema que explora as principais qualidades do estilo de jogo do Swansea:  pressão na saída de bola do adversário, uso intenso dos wingers, posse de bola , estilo ''tiki-taka''. Na terça-feira quando foi divulgada a escalação do Swansea para o jogo contra o Arsenal no Emirates, quase ninguém sabia como a equipe atuaria taticamente, e quando a bola rolou deu pra perceber que Monk resolveu arriscar e mudar o estilo do time.

O técnico Garry Monk ousou e montou um losango no meio-campo, Britton sendo a base e ficando mais perto da defesa, De Guzman um pouco mais a frente e aberto pela direita, Routledge pelo lado esquerdo e Shelvey na frente deles, fazendo a função de segundo volante. Assim Michu teve liberdade para circular e fazer o papel de meio-campista ofensivo, e também se juntar a Bony no ataque .



A estratégia de Monk funcionou brilhantemente no jogo contra os Gunners no meio da semana, o time estava ganhando(o Arsenal teve uma dificuldade imensa em se ajustar ao jogo do Swansea) e em um pequeno momento de desatenção, tomou a virada, mas no final conseguiu 1 ponto, merecidíssmo. A escalação funcionou tão bem que Monk repetiu ela contra o Norwich, e adivinha o resultado? Vitória, com uma grande partida de Bony, De Guzman e Shelvey, jogo histórico que marcou o 400 jogo de Britton com o manto dos Jacks e teve um golaço de De Guzman ( https://vine.co/v/MOlPjVKVYtJ ).

Quando era necessário retomar a bola do adversário, os jogadores pressionavam a frente e ocupavam muito bem os espaços, Shelvey voltava para ajudar Britton e Michu também recuava, para marcar o 1 volante do adversário, deixando Bony sozinho na frente.



Essa nova abordagem tática deixa o time mais compacto, com mais jogadores que criam jogadas e também não deixa a defesa tão exposta, o resultado da mudança também pode ser observado por números em que a tática foi utilizada: Nos últimos 2 jogos, 5 gols marcados e 2 sofridos, 1 clean sheet(contra o Norwich).

A mudança do ousado e esperto Monk deu certo, e a tática deve continuar ,pelo menos nos próximos jogos  .Assim o Swansea busca permanecer na Premier League da próxima temporada. As vezes mudanças são necessárias para que as coisas possam fluir de uma forma melhor e só vence quem não tem medo de arriscar, é nisso que o técnico e o presidente do Swansea apostam.  #GOSWANS     #JACKARMY   #SUPERMONK

                         

0 comentários:

ASSINE NOSSO E-MAIL E GRATIS